terça-feira, 25 de maio de 2010

VESAK - lua cheia de maio 2010

Namo Tassa Bhagavato Arahato Sammasambuddhasa
Homenagem a Ele, o Abençoado, o Perfeito, o Supremamente Iluminado



Nas escolas do Budismo Theravada, em todas as partes do mundo, a lua cheia de maio comemora o nascimento, a Iluminação e a morte (Parinibbana) do Buddha.

Contemplemos um dos simbolismos da lua cheia. Se olharmos o Sol como símbolo da mente plenamente iluminada, a que sempre perdura, estável, imutável, completa em si mesma, idêntica ao Nibbana, a Lua seria o símbolo da mente condicionada, mutável em suas quatro fases, a lua minguante, escuridão ampliando até lua nova, toda escura, clareando em lua crescente, não por seu brilho próprio, mas como que recebendo por reflexo a luz do sol, até o seu brilho máximo na lua cheia, totalmente identificada com o Sol, como um Sol que brilha na noite do samsara, o ciclo de renascimentos.

Purificando sua mente de toda as impurezas, há 2.500 anos atrás Buddha alcançou a Sabedoria Plena, a plena iluminação, e abriu a compreensão desse caminho do Dhamma para todos nós. Por isso O homenageamos. Possamos nesta importante ocasião do Vesak, lembrarmos em nossas meditações, deste presente, presença do Buddha.

Mas não só isso. Lembremos que esta porta, aberta, por onde a lua cheia invade e preeenche nosso mundo, é um convite para todos nós buscarmos com nosso esforço nossa libertação espiritual. Mas não é necessário esperar apenas por uma data especial e propícia como esta. Agora é sempre o melhor momento, de iniciarmos o caminho de Buddha.

A Casa de Dharma nesta data também comemora e se alegra em seus 19 anos de existência, com a Sangha e todos os que nos tornam possíveis, com todos os seres viventes.

Possamos continuar transmitindo, essas jóias raras, ensinamentos do Buddha.
com Metta, a bondade-amizade amorosa, para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário