quinta-feira, 1 de abril de 2010

O que é Meditação Vipassana

*
Meditação significa a prática de desenvolvimento - bhavana -, cuja base é a consciência plena, a atenção plena - sati. As traduções em inglês usam termos equivalentes como awareness, mindfulness.

Vipassana significa vi - clareza + passana - ver = ver claramente, intuição imediata, insight através da experiência da contemplação direta das coisas.

Visão interior é ver as coisas como elas realmente são seja do nosso mundo interior ou exterior. Ver as coisas segundo sua tríplice característica:
  • a impermanência - anicca
  • o sofrimento e insatisfação - dukkha
  • da insubstancialidade de um "eu" ou de um "meu" - anatta

Nossa mente é como um lago de águas agitadas, que impede que a luz emerja do fundo de nós e que por ela vejamos a realidade claramente. Tendemos a reagir automaticamente, movidos por impulsus que não percebemos em suas causas desenvolvimento e consequências. Para lidar com isso, precisamos de um método que ofereça um suporte de torne a mente calma e concentrada - samadhi, penetrante.

Este suporte ou foco é a respiração. Ao invés de sons ou visualizações, seguimos o método que usa a respiração como base para adestrarmos a atenção - sati - e despertarmos a mente. Inspirando e expiranto a mente traz de modo estável a atenção para o conhecimento do corpo e da mente, que apoiado pela sabedoria - pañña - erradica da mente os venenos da ganância, do ódio e da delusão, conduzindo a mente para a Liberação, para a Iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário