terça-feira, 1 de maio de 2012

VESAK



Lua cheia de maio - 2012
Data: 05/05 - sábado
Horário: 17h

Programação:
Meditação em grupo e Recitação de Suttas

traga um prato de doce (os homens) 
e salgado (as mulheres) ou suco, 
velas e/ou flores e/ou incenso para oferenda.


Venha comemorar na Casa de Dharma
o Nascimento, a Iluminação e o Parinibbhana do Buda.


Namo tassa bhagavato arahato sammasambuddhasa
Homenagem a Ele, o Abençoado, o Perfeito, o Supremamente Iluminado


A Casa de Dharma nesta data também comemora e se alegra em seus 21 anos de existência, com a Sangha e todos os que nos tornam possíveis, com todos os seres viventes.

Contemplemos um dos simbolismos da lua cheia. Se olharmos o Sol como símbolo da mente plenamente iluminada, a que sempre perdura, estável, imutável, completa em si mesma, idêntica ao Nibbana, a Lua seria o símbolo da mente condicionada, mutável em suas quatro fases, a lua minguante, escuridão ampliando até a lua nova, toda escura, clareando em lua crescente, não por seu brilho próprio, mas como que recebendo por reflexo a luz do Sol, até o seu brilho máximo na lua cheia, totalmente identificada com o Sol, como um Sol que brilha na noite do Samsara, o ciclo de renascimentos.
.


Purificando sua mente de todas as impurezas, há mais de 2.500 anos atrás Buda alcançou a Sabedoria Plena, a plena iluminação, e abriu a compreensão desse caminho do Dhamma para todos nós. Por isso O homenageamos. Possamos nesta importante ocasião do Vesak, lembrar em nossas meditações, deste presente, presença do Buda.

Mas não só isso. Lembrar que esta porta, aberta, por onde a Lua Cheia invade e preenche nosso mundo, é um convite para todos nós buscarmos com nosso esforço nossa libertação espiritual. Mas não é necessário esperar apenas por uma data especial e propícia como esta. Agora é sempre o melhor momento, de iniciarmos o caminho de Buda.


Possamos continuar transmitindo, essas jóias raras,
ensinamentos do Buda com Metta, a bondade-amizade amorosa, 
para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário